top of page
Buscar

5 benefícios da coleta seletiva para a sua empresa



Hoje em dia fala-se muito sobre coleta seletiva. O que é, como fazer e o que pode ou

não ser destinado para a reciclagem ou compostagem.


A Coleta Seletiva é uma ação simples, que possui um grande potencial de

impacto na nossa sociedade. Não apenas no meio ambiente, mas também na vida

de milhares de pessoas e catadores que fazem esse ecossistema rodar. De um modo

geral, todos saem ganhando quando a coleta seletiva é implementada corretamente.

Inclusive a sua empresa.


Vamos falar um pouco sobre os 5 benefícios que a coleta seletiva traz para a sua

empresa? Queremos te motivar para implementar ainda hoje os primeiros

passos! Vamos juntos?


  • Esteja atualizado sobre as tendências do seu segmento


O setor gastronômico passou por um grande crescimento nos últimos anos, especialmente com a popularização dos serviços de entrega por aplicativo. Mas, infelizmente, com a crise financeira advinda da pandemia do Covid-19, muitos negócios se viram com seus caixas enxutos.


Apesar desse grande baque no segmento, é importante sempre estar dois passos à frente. E, nesse caso, isso significa estar de olho no futuro da gastronomia.


Como contamos com mais detalhes aqui, uma pesquisa feita sobre as tendências de consumo no Brasil mostra um cliente final muito mais preocupado com o impacto que gera ao consumir um produto. Da procedência dos alimentos à gestão adequada dos resíduos sólidos, as ações e práticas socioambientais adotadas pelas empresas passarão a estar no radar do cliente, que está cada vez mais consciente e informado.


A lealdade de um cliente e a popularidade do seu negócio estarão diretamente relacionados às práticas socioambientais e de transparência que você propaga.


Afinal, você busca CLIENTES ou apenas consumidores?


  • Esteja em conformidade com a legislação vigente


Se você já recebeu a visita do fiscal da prefeitura ou da Vigilância Sanitária no seu estabelecimento, sabe como é o sentimento de desespero por não saber se sua empresa segue todos os padrões necessários exigidos em lei.


Sabemos que muitas vezes os donos de restaurantes e bares precisam dar conta do negócio como um todo. E por isso, muitas vezes, falta tempo e energia para conhecer a fundo a legislação sobre resíduos sólidos, o que coloca seu negócio em risco.


Você tem dúvidas de quais documentos precisam estar em dia? Sabe a destinação

dos resíduos descartados pela sua empresa? Quais documentos precisa apresentar ao fiscal? No que diz respeito à coleta seletiva, se você conseguir implementar o passo-a-passo proposto pela Teiares, será uma dor de cabeça a menos para se preocupar.


  • Invista no seu colaborador e construa um mundo melhor


Você já ouviu falar no ranking das melhores empresas para se trabalhar? Já reparou que todas elas adotam diversas políticas institucionais de valorização do trabalhador? A engrenagem de qualquer empresa só roda quando os colaboradores se engajam nas atividades e no propósito do negócio. A consequência desse engajamento você já sabe: colaboradores felizes e alinhados com a empresa trabalham melhor.


Ao adotar a coleta seletiva na sua empresa, mostre aos seus colaboradores que a empresa se preocupa com o mundo e com o futuro deles mesmos. Mostre que a adoção de práticas de sustentabilidade é um investimento da empresa neles próprios e na construção de uma sociedade mais justa.


Eles vão sentir que seu trabalho faz parte de algo maior e que as suas ações estão ligadas a transformações na sociedade. O mundo ganha, os funcionários ganham, a sua empresa ganha.


  • Conheça melhor os seus processos


O simples fato de separar os resíduos gerados já traz com si muitos aprendizados importantes sobre os processos internos da empresa. Quando o descarte dos resíduos acontece misturado, muitas vezes não conseguimos visualizar o impacto ambiental que causamos, nem saber o que foi gerado ou desperdiçado.


Com a separação dos resíduos em recicláveis, orgânicos e rejeitos é como se uma cortina se abrisse: você passa a reparar quantos quilos de alimentos estão sendo desperdiçados, quantas embalagens e caixas de papelão recebe e descarta por dia e quanto poderia estar sendo reaproveitado.


Olhar e conhecer os seus resíduos diz muito sobre os os processos da empresa, de consumo e preparo dos alimentos, e é uma ferramenta e tanto para aprimorá-los.


  • Fortaleça relações com outros negócios


A gestão de resíduos sólidos é uma engrenagem a todo vapor! E sua empresa não está sozinha nessa.


Em todas as etapas do processo, desde a produção da matéria prima até a reciclagem e compostagem dos resíduos sólidos descartados pelo seu restaurante, outros negócios entraram em ação junto com você. A garantia de uma gestão correta de resíduos sólidos fortalece essa relação com outros negócios, aumentando a garantia de empregos para mais pessoas.


Assim como seu restaurante, existem outras empresas que dependem de relações fortalecidas para engendrar seus projetos. Especialmente neste setor, que ainda é muito desvalorizado pelas empresas de um modo geral. Buscar a conscientização e valorização do trabalho de outros negócios, a partir de parcerias, é uma excelente forma de estreitar relações para todos nós!


378 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page