top of page
Buscar

Restaurantes com ações ecológicas: se inspire e apoie!

Se você acompanha nossas redes sociais, deve ter reparado que, nos últimos dias, nós compartilhamos com o público alguns parceiros da Teiares aqui no Rio de Janeiro. São restaurantes formados por pessoas que querem fazer a diferença no mundo, e por isso implementaram iniciativas de gestão de resíduos em seu estabelecimento!


Vamos contar um pouquinho pra vocês sobre alguns desses parceiros, e esperamos que isso te inspire um pouco hoje! Vamos juntos?


Seja bem vindo ao Gurumê




O Gurumê é um restaurante de cozinha oriental contemporânea, e sua proposta é abraçar o conceito de japa fusion: trazer muita sofisticação, inovação e um custo-benefício de dar água na boca!


Nossa parceria com o Gurumê começou há pouco tempo, mas já sabíamos que seria uma experiência rica para todos nós! Afinal, nós nunca havíamos trabalhado com resíduos de peixe; e eles nunca haviam trabalhado com separação dos resíduos sólidos. Por isso, para tudo rodar bem durante a operação da nova casa, fizemos um trabalho de monitoramento e acompanhamento bem de pertinho.


Durante os dois primeiros meses visitamos o restaurante e orientamos quanto a melhor forma de descartar o resíduo, Além disso, por diversas vezes, acompanhamos a triagem dos recicláveis que acontece na Cooperativa! Isso foi importante porque sabíamos que um dos principais pontos de atenção seriam os resíduos de peixes e frutos do mar. Resíduos de peixe podem gerar um odor forte e portanto, uma possível contaminação dos recicláveis com restos deles ou mesmo embalagens contaminadas seria muito prejudicial à cooperativa. Por isso, o trabalho de monitoramento e acompanhamento foi fundamental nesse caso. Foram dois meses de acompanhamento para apoiar a equipe no descarte.

Assim conseguimos monitorar o processo e aprimorar, juntos, a separação dos resíduos, sempre dando feedbacks ao cliente para que as melhorias aconteçam!


E não é que tem dado super certo?!

Estamos caminhando para o terceiro mês de operação, trabalhando em uma parceria quase imbatível entre Gurumê + Teiares + Lógicca + Videverde + COOPFUTURO para garantir a destinação adequada dos resíduos.


Prana Cozinha Vegetariana



Cozinha alto astral! E assim que se descrevem, é assim que fazem!

Você gosta daquele restaurante que tem pratos coloridos, saborosíssimos, com ingredientes frescos, variados e além de tudo vegetarianos? Porque é assim que funciona no Prana Vegetariano.


Nossa parceria com o Prana começou em outubro do ano passado, e, desde então, a gente apoia o pessoal com a coleta seletiva local.

Mas antes de iniciarmos a parceria, demos um passo fundamental: treinamos todos os funcionários e gestores para que a separação acontecesse corretamente. Durante dois dias, nós, da Teiares, junto com a Aline Matujla, da RodaAmbiental, fizemos atividades não só para sensibilizar a equipe, mas também para orientá-la sobre o novo procedimento de descarte. Mais do que um momento de passar informações, esse foi o momento em que a empresa demonstrou a importância que as práticas ambientais e sociais assumem para o próprio negócio. Momentos como esse revelam como lideranças e negócios encaram seu papel na sociedade, como motores de transformação e inspiração!


Hoje os resíduos do Prana são separados em 3 frações e cada tipo de material é encaminhado para o seu local CORRETO de destino, contando sempre com o trabalho e a dedicação da equipe.


Da Casa da Táta



Além de ser a realização de um sonho, a Da Casa da Tata é um espaço que proporciona boa comida caseira e, em tempos de não pandemia, era sinônimo de bom papo e boa música! Num ambiente regrado a aconchego e simplicidade, a proposta é que você se sinta dentro de casa!


A Da Casa da Táta foi um dos nossos primeiros clientes da Teiares e, desde o início, a coleta e a compostagem dos orgânicos fez os olhos do sócio Álvaro brilhar. Era um desejo antigo que ele tinha.


Por esse e tantos outros motivos, estamos juntos desde 2019, firmes e fortes!


Nesses mais de 19 meses juntos, conseguimos destinar, com carinho e cuidado, mais de 25 toneladas de resíduos orgânicos para a compostagem e mais de 1,5 toneladas para a reciclagem! Todos os recicláveis foram destinados a cooperativas de catadores parceiras da Teiares. Só para a cooperativa, foram mais de R$ 3.000,00 de receita extra. Sem contar os benefícios econômicos gerados para toda a cadeia da reciclagem e compostagem que se iniciam a partir de uma mudança de hábito simples.

Imagine a tranquilidade e a consciência tranquila de estar fazendo a sua parte para construir o melhor para o meio ambiente, para os catadores e para a sociedade!


--------------


Com parcerias fortes e engajadas conseguimos multiplicar a nossa força e nossa potência! Gestão de resíduos sólidos é um trabalho em conjunto e em rede, que enriquece todo o ecossistema que permeia! Se você quiser somar forças com a gente, entre em contato conosco! Juntos pensamos na melhor solução para o seu resíduo.


101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page