Search

Você já ouviu falar nos 8 Rs da sustentabilidade?

Sustentabilidade, por ser um tema tão amplo e genérico, abre portas pra gente discutir um monte de conteúdo interessante. O que todos esses temas têm em comum é o objetivo de construirmos um mundo mais limpo, com menos desperdício e seres humanos mais conscientes de seus hábitos.


No geral, se queremos adotar hábitos mais saudáveis para o planeta, uma das coisas que mais ouvimos é a necessidade de "repensarmos nosso consumo". Mas você sabia que existem 8 ações que podemos adotar para que nossas decisões sejam mais inteligentes e tenham menos impacto no meio ambiente?


São os chamados 8 Rs da sustentabilidade. Cada R representa uma ação ou atitude que devemos ter no nosso dia a dia, para que não só nossa produção de resíduos sólidos seja menor, mas também para que as futuras gerações tenham hábitos mais conscientes e responsáveis com seu futuro.


Os 8 Rs são:

  • Refletir: que toda ação tem uma reação, nós já sabemos, mas muitas vezes esse conhecimento acaba adormecendo dentro da gente. Uma atitude crítica com o que consumimos é um passo essencial para a diminuição de resíduos desnecessários. Ao se deparar com o impulso ou vontade de possuir algo, reflita antes se ele é realmente necessário.


  • Reduzir: palavra-chave para o dia a dia. Não é aplicável somente ao que compramos, mas vale também para os recursos naturais que usamos, como água e energia natural. Reduza o uso de sacolas plásticas, reduza a compra de produtos por impulso, reduza o consumo de água e gás. Em geral, é a partir da reflexão que passamos a reduzir nosso consumo, mas precisamos ampliar nossa visão sempre que possível.

  • Reutilizar: não somente os itens que já não possuem valor de uso para você podem ser úteis para outras pessoas, como também o seu "lixo" pode ser reinventado. Garrafas PET podem se transformar em brinquedos, potes, vasos de plantas e mil outras coisas. Garrafas de vidro podem se tornar itens de decoração, latas de leite condensado podem virar porta-lápis. Praticar esse olhar criativo pode diminuir sua produção de resíduos e ainda estimular habilidades adormecidas em você.

  • Reciclar: talvez seja o R mais conhecido, mas você sabe como reciclar corretamente? Neste post blog nós contamos com mais detalhes o passo a passo de fazer isso corretamente. Uma vez que você separe seus itens potencialmente recicláveis (plástico, metal, vidro e papel) dos rejeitos e orgânicos, é hora de fazer a destinação correta dos seus resíduos. A Teiares se encarrega de forma responsável e consciente de coleta e levar seus resíduos recicláveis até uma cooperativa. E sempre indicamos que você dê uma conferida no trabalho da Videverde e Ciclo Orgânico para conferir como seus orgânicos também podem ser transformados em algo novo.

  • Respeitar: esse é um processo inerente aos direitos humanos, é essencial para que consigamos conviver em harmonia com todos. Respeite não só os humanos ao seu redor (e a você mesmo!), mas também respeite o meio ambiente e todas as formas de vida que existem nele.

  • Reparar: as vezes temos o ímpeto de jogar fora tudo aquilo que não funciona, principalmente se forem objetos de baixo ou médio valor. Mas será que esse item não tem mais reparo? Tente consertar seus objetos antes de comprar algo novo. Caso não possa ser consertado, tente Reutilizar transformando-o em algo novo ou doando para alguém que queira consertá-lo ou, então, Recicle.

  • Responsabilizar-se: todos nós somos responsáveis pelo resíduo que geramos. Indústria, comércio e consumidor. Entender o seu papel no meio dessa cadeia produtiva é essencial para que você possa consumir de maneira mais responsável.

  • Repassar: busque cada vez mais conhecimento e repasse os que você tem. Entenda o processo da cadeia produtiva, identifique hábitos nocivos à saúde do planeta e busque mais informações sobre tópicos de sustentabilidade. E o mais importante: repasse essas informações adiante. Afinal, se somarmos os esforços conseguiremos alcançar transformações maiores, mais rápido. Vamos inspirar uns aos outros!


Essas ações estão longe de ser algum tipo de receita de bolo para uma vida mais sustentável. Sem dúvidas, conforme nosso estilo de vida se complexifica também os Rs se tornam mais numerosos e necessários. Você já havia ouvido falar dos 3 Rs ou dos 5 Rs da sustentabilidade? Isso não significa que, a alguns anos, 3 ações eram o suficiente para transformar nossos hábitos de consumo, mas foram um caminho importante para termos, hoje, práticas mais responsáveis.


Por isso, todo conhecimento é importante para avançarmos rumo a uma sociedade mais sustentável, participativa e consciente de suas responsabilidades. Por isso chamamos você para fazer sua parte dessa caminhada e construir um movimento com a gente, maior que todos nós. Você topa?


7 views