CATADORES

Valorizar o trabalho dos catadores e atuar no desenvolvimento de cooperativas faz parte da essência da Teiares.

Por trás de todo resíduo descartado e reciclado no Brasil, há pessoas envolvidas.

Em nosso país, 90% dos resíduos encaminhados à indústria recicladora passa pelas mãos de catadores de materiais recicláveis. São essas pessoas que cuidam do nosso resíduo e que, muitas vezes, garantem que os recursos naturais retornem ao ciclo produtivo.

 

Por mais contraditório que possa parecer, são também essas pessoas as menos valorizadas pela nossa sociedade e as que mais sofrem com uma gestão inadequada dos resíduos.

 

Isso se chama injustiça ambiental e se perpetua a partir de um ciclo vicioso, em que populações em situação de vulnerabilidade social têm seus direitos e suas vozes silenciadas, o que acaba por perpetuar e reafirmar a desigualdade social.

e promover uma sociedade mais justa, participativa e sustentável na gestão de seus resíduos. Para isso, é fundamental dar voz e visibilidade aos catadores e reconhecer a importância de seu trabalho, permitindo que eles se tornem sujeitos de sua própria história e agentes de transformação da nossa sociedade.

Queremos romper com esse sistema de injustiças sociais

WhatsApp Image 2019-12-24 at 08.57.12.jp

Protagonismo

Envolvemos a cooperativa e os catadores em nossas atividades, valorizando o  trabalho e conhecimento dessas pessoas. Na foto, a cooperada Rosilene participou de uma palestra no Delírio Tropical.

A COOPAMA.

A COOPAMA é a cooperativa parceira da Teiares na recepção, triagem e processamento dos resíduos recicláveis destinados pelos nossos clientes. A parceria com a COOPAMA iniciou em 2018, com o nosso primeiro cliente.

De lá para cá, desenvolvemos juntos uma estratégia e dinâmica de trabalho e, semanalmente, realizamos visitas à COOPAMA, sempre prontos a apoiar a cooperativa em seus processos.

Os cooperados.

Carlos, Adilson, Rosana, Michele, Neusa, Cris, Raphael, Rosilene e tantos outros.

A gente sabe o nome de cada um deles, porque eles são fundamentais para o nosso negócio. É o trabalho que eles realizam que permite que os nossos resíduos retornem à cadeia produtiva.

Muitos dos cooperados da COOPAMA são oriundos de Jardim Gramacho e vivem da catação há muitos anos. Eles conhecem o resíduo pela cor, pelo barulho epelo peso.

Queremos dar voz a essas pessoas e valorizá-las pelo trabalho que realizam. 

Quer saber mais sobre cooperativas de catadores? 

A gente tem algumas páginas para indicar:

MNCR.jpg
Adesivo-11.png