Dia Mundial dos Oceanos: Da vela à Economia Circular


Provavelmente poucas pessoas tem uma relação tão forte com o oceano como aqueles que convivem com ele diariamente. Imagine agora quem esteve sob ele diariamente, 24h por dia durante 71 dias initerruptos. A britânica Ellen MacArthur é conhecida mundialmente por ter sido a velejadora mais rápida a circum-navegar o globo, SOZINHA. O feito aconteceu em 2005, a viagem durou 71 dias e histórias não devem faltar.


Hoje, Ellen MacArthur é conhecida também por outras iniciativas, e eis o que me leva a escrever sobre ela. No dia do oceano, nada melhor do que usar história dela para conectar a grandeza dos mares com Economia Circular.


Antes de iniciar qualquer travessia, Ellen MacArthur calculava quanto de água, alimentos e combustível ela precisava levar para finalizar seu percurso. Ela conhecia seus recursos e sabia que precisava adminsitrá-los, afinal, eles eram finitos! Acabar com a água alguns dias antes de ancorar em porto seguro podia significar seu fracasso. Como ela mesmo falou: “Quando se navega pelo mundo, leva-se tudo o que se precisa no barco. Se vai para o mar, por 3 meses, (…) percebemos o real significado de finito pois aquilo que se tem no barco, é tudo o que se tem e não existe mais nada.” Foi a partir daí que ela percebeu que a nossa economia não é muito diferente, afinal, quanto tempo mais vão durar nossos estoques de ferro, prata, cobre e petróleo? E o que faremos se e quando eles acabarem?


Foi assim que ela passou a se dedicar às causas ambientais. A Fundação Ellen MacArthur, fundada por ela em 2010, é hoje referência mundial em Economia Circular e, para eles, a grande sacada, é o entendimento de que a economia circular relaciona-se com uma mudança no nosso sistema, que hoje é pautado em uma lógica linear. Extraimos, fabricamos, usamos e descartamos, sem que haja um comprometimento em manter um fluxo constante de materiais e energia. Com a economia circular o que queremos é projetar já pensando lá na frente: na desmontagem e reaproveitamento do produto. O que queremos é manter os materiais no ciclo, em um fluxo, o maior tempo possível.

A temática é nova, mas quem acompanha as causas ambientais, com certeza já ouviu falar sobre o assunto. Para quem deseja saber um pouco mais sobre o tema, eu recomedo o site da Fundação Ellen MacArthur, que tem muito material bom! Para aqueles que ainda não conheciam a história da velejadora, o TED dela (acima) é incrível e inspirador!

1 view